SEGREDOS DA PÉRSIA – TERTÚLIA DE VIAGENS

COM FILIPE MORATO GOMES

Filipe Morato Gomes partilha hoje, 24 Janeiro, às 17h no auditório do Centro Cultural de Cascais, os segredos que traz das suas viagens à Pérsia. Venha ouvir histórias curiosas e descobrir as paisagens que encantaram este viajante de profissão.

Cronista de viagens freelancer, fundador e editor do site Alma de Viajante (www.almadeviajante.com), Filipe Morato Gomes nasceu no Porto em 1971 e costuma dizer que é um profissional difícil de definir – uma mescla de jornalista e fotógrafo de viagens, designer gráfico e viajante profissional. Gosta de pensar que o mundo é a sua casa.

Dedica-se, atualmente, a fotografar e escrever sobre viagens, registos que vai publicando em Portugal e no Brasil, nomeadamente na revista FUGAS do jornal PÚBLICO – o seu parceiro português primordial -, na saudosa Blue Travel, ou ainda no brasileiro “Folha de São Paulo” e nas suas conterrâneas “Minha Viagem” e “Atitude”. As suas fotografias já apareceram também na revista UP da TAP e no National Geographic Channel, e ainda em material educativo para jovens do Brasil e de Timor-Leste.

Quando não viaja como repórter, colabora com a agência de Viagens Nomad, para quem já liderou viagens de aventura à Mongólia e ao Irão, e ministra workshops de Escrita de Viagens.

Em 2007, editou o homónimo livro “Alma de Viajante”, resultado final de uma volta ao mundo com 14 meses de duração. Em 2010 efetuou uma viagem terrestre pelo Médio Oriente, entre o Cairo e Teerão, e neste preciso acaba de regressar de uma segunda volta ao mundo, desta vez em família, o que lhe permite observar o mundo através dos olhos de uma criança de 5 anos (www.pikitim.com). Entre viagens curtas e longas epopeias, já visitou mais de 80 países.

filipe-morato-gomes

Excerto da entrevista de Filipe Morato Gomes à revista online Próxima Viagem.

PV: São mais de 11 anos de viagens, caminhos, encontros e desencontros. Afinal como é que se iniciou esta grande viagem? Como é que surgiram as viagens na tua vida?

FMG – Publiquei a minha primeira reportagem em 2000, mas dedico-me às viagens a tempo inteiro apenas desde 2004. Muito antes disso, era eu uma criança, divertia-me a ouvir as histórias do meu avô sobre o transiberiano ou a Amazónia. Depois foram muitos anos de campismo com os meus pais, em Portugal, Espanha e França. Até que um dia comecei a acompanhar um blog de um jornalista norte-americano a dar uma volta ao mundo e decidi que haveria de fazer o mesmo.

PV – Qual ou quais os países mais fascinantes que já visitaste? Porquê?

FMGProvavelmente o Irão, pelas pessoas, a Mongólia, pela vastidão das estepes e o modo de vida semi-nómada dos mongóis, e a Nova Zelândia, pela Natureza. Mas há muitos outros países que poderia incluir numa lista de destinos favoritos, como o Vietname, a Indonésia, as Filipinas, Myanmar, a Bolívia ou até o Brasil, onde nunca me canso de regressar.

Leia o artigo completo em: http://proximaviagem.com/entrevista/filipe-morato-gomes/

Se tiver alma de aventureiro e quiser conhecer o mundo com guias experientes em viagens inesquecíveis, contate a NOMAD – Evasão e Expedições. Saiba mais em: www.nomad.pt

logo_nomad-01

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s